Resenha SURPLUS
Disciplina: Marketing
Curso: Administração de Empresas
Aluna: Vanilza
Resenha sobre o Documentário SURPLUS, do Cineasta Erik Gandini.
Um documentário diferente sobre o excesso do consumo no mundo. Onde 1/5 da população mundial consome 4/5 dos recursos do planeta terra e produz 86% de todo desperdício. O documentário sueco Surplus, dirigido pelo italiano Erik Gandini em 2003, mostra as perversidades do capitalismo e do socialismo, na luta contra o consumismo. Um olhar sobre o jeito de ser e de viver da humanidade, colocando em discussão a vida em sociedade. Erik Gandini explora o assunto por meio de muita música, tornando o filme alegre e em certos momentos ate engraçado.
O documentário além da crítica ao consumo em massa, critica também a política social da atualidade, onde temos o George W. Bush, na época presidente dos Estados Unidos, em um discurso onde ele estimula os americanos a comprar. Do outro lado o modo de vida socialista, instalado em Cuba por Fidel Castro, onde ele diz que em Cuba não tem publicidade que promova o consumo, exemplificando com uma garota cubana que sonha em comer Bic Mac quando sentir vontade. Estados Unidos e Cuba mostram os dois sistemas opostos. A publicidade do americano onde o foco é o incentivo ao consumo e a publicidade de Fidel onde a publicidade é a de não promover o consumo. No final ambos os sistemas utiliza da publicidade para domínio dos cidadãos.
Surplus traz o depoimento do escritor e filosofo Jonh Zerzan que é considerado um dos expoentes do anarcoprimitivismo (é uma crítica anarquista das origens e do progresso da civilização). Jonh Zerzan e um defensor do primitivismo, onde todas as indústrias seriam banidas da terra e voltar a viver como na idade da pedra, pois para ele só assim o planeta poderia sobreviver. A outra crítica que ele faz no filme e sobre a tecnologia que “tem a promessa de trazer mais liberdade ao homem, este não teria de trabalhar tanto”, neste