Nutriçao
Antes de qualquer coisa, cortar totalmente os carboidratos em uma refeição na esperança de evitar um pico de insulina não é uma certeza. Já que proteína e gordura também geram seus picos, ou seja, uma refeição contendo proteína e gordura também vai gerar um pico de insulina.
Outro detalhe, é que o corpo não acumula gordura apenas nos picos de insulina. Temos um poderoso hormônio chamado proteína estimulante de acilação humana, que é capaz de carregar gorduras do sangue após uma refeição, fazendo um trabalhando semelhante (1).
O que queremos dizer é que evitar o consumo de carboidratos com gorduras como estratégia de perda de peso ou “regra nutricional” é falho e vai restringir ainda mais suas escolhas de alimentos na dieta, com o detalhe que o corpo ainda conseguirá fazer o mesmo através de outras formas. No final, o que realmente terá efeito na queima de gordura ou acúmulo desnecessário, sempre será a ingestão total de calorias. Esta sim é uma “regra” que nenhuma dieta consegue fugir.
Ainda temos um estudo realizado pelo Hospital-Universidade de Geneva na Suiça, que estudou o efeito de duas dietas na perda de peso em pessoas hospitalizadas. Na primeira dieta, os envolvidos sempre se alimentaram separando o carboidrato da gordura. Na segunda, os envolvidos realizavam refeições balanceadas, ou seja, com gorduras e carboidratos juntos.
Ambas as dietas continham o mesmo número de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras.
Após seis semanas, as pessoas do grupo com gordura e carboidratos juntos, perdeu 7.48kg de peso, e as do grupo que comeram com gordura e carboidratos separados, perdeu 6.16kg.
Apesar do grupo que realizou a dieta balanceada ter