Resenha Do Document Rio Surplus
O documentário Surplus produzido por Erick Gandini faz uma crítica ao consumismo e ao grande problema econômico e social que foi criado pela sociedade capitalista.
O documentário aborda mecanismos que garante o consumismo como forma de aproximação das pessoas, como comprar os novos aparelhos que a mídia coloca como essenciais no momento. Ressaltando propagandas realizadas pelas empresas e pelos governos para garantir que as pessoas continuem comprando e contribuindo para o crescimento econômico. Mostrando que as pessoas deixam muitas vezes de ter uma vida tranqüila e saudável tudo em busca de uma estabilidade financeira, que será conseguida através do trabalho para que ele possa se estabelecer na sociedade.
Mas o documentário não mostra apenas a influencia sobre os hábitos das pessoas, ele também analisa o comportamento humano. Mostra o isolamento de um rapaz Sueco em meio a sociedade consumista, um milionário que não sabe como gastar seu dinheiro, mostrando que apesar dele poder comprar tudo que uma vida material oferece, ainda existe um enorme vazio na vida dele. Em seguida nos choca com o comportamento de uma menina Cubana que viajou para a Europa e fica deslumbrada com a variedade de produtos e alimentos que lhe era ofertado.
O documentário Surplus nos faz refletir até onde a sociedade e o planeta irão chegar com todo esse consumismo, essa produção intensa que causa poluição, esgotamento de recursos naturais, exclusão social, e ainda impede o crescimento de países subdesenvolvidos . Abordando os temas apresentados no documentário, ele nos faz refletir nossos pensamentos e comportamentos, como indivíduos integrantes dessa sociedade de consumo.