Normaliza O Em Banco De Dados
Olá pessoal. Neste artigo estarei falando sobre normalização em banco de dados.
Mas o que é Normalização em banco de dados?
Bom, é um processo onde se aplica regras a todas as entidades (tabelas) do banco de dados, afim de evitar falhas no projeto, como redundância de dados, mistura de diferentes assuntos numa mesma entidade, entre outros problemas. As formas normais mais conhecidas, são a primeira, segunda e terceira formas normais. Basicamente, aplicando e respeitando as regras de cada uma dessas formas normais, poderemos garantir um banco de dados mais íntegro, com uma grande possibilidade de sucesso no seu projeto.
1FN – Primeira Forma Normal
Uma entidade estará na 1FN, se e somente se, todos seus atributos (colunas) forem atômicos, ou seja não conter grupos repetitivos ou colunas que tenham mais de um valor.
Passos a serem aplicados para consolidação da 1FN:
– Identificação da chave primária da tabela.
– Identificação da coluna que contem dados repetidos e removê-las.
– Criação de uma nova tabela com chave primária para armazenamento do dado repetido.
– Criar uma relação entre a tabela principal e a tabela secundária
Ex.
Na tabela acima, podemos identificar que o campo Telefones, contém informações de mais de 1 telefone do cliente. Nesse caso, teremos que criar uma outra tabela, para que possamos armazenar corretamente os telefones dos clientes. Abaixo como as tabelas devem ficar após a normalização.
2FN – Segunda Forma Normal
Uma entidade está na 2FN, se e somente se, estiver na 1FN e todos seus atributos (colunas) não chaves, dependam unicamente da chave primária. Se algum atributo depende de apenas uma parte da chave primária, isso é considerada uma violação da 2FN.
Passos a serem aplicados para consolidação da 2FN:
– Identificar colunas que não são funcionalmente dependentes da chave primária da tabela
– Remover a coluna da tabela e criar uma nova tabela com esses dados
Ex.
Nesse exemplo, temos uma tabela que armazena