LINGUAGEM VISUAL E TEXTURA
Curso Design de Moda
DESIGN GRÁFICO NA MODA
INTRODUÇÃO
A comunicação visual reveste-se de crucial importância para a publicidade, para o design e para a mídia em geral. Conceitos que foram elaborados durante séculos pelos artistas são empregados para tornar uma mensagem visual clara e cativante para seus receptores.
“Sempre que alguma coisa é projetada e feita, esboçada e pintada, desenhada, rabiscada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Não devem confundir os elementos visuais com os mateirais ou meios de expressão: a madeira, a argila, a tinta ou o filme. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações coletivas.”
(DONDIS, 1997)
LINGUAGEM VISUAL
Linguagem Visual é tudo que transmite idéias e sensações através de símbolos que causam um maior impacto e efeito no observador. Veremos alguns dos seus emlementos básicos: o ponto e a linha.
PONTO
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima, indica posição, não tem comprimento nem largura. Pode representar o início e o fim de uma linha e está onde duas linhas se cruzam. A unidade mínima da presença.
Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.
Qualquer ponto possui um grande poder de atração visual sobre o olho, exista ele naturalmente ou tenha sido colocado pelo homem em resposta a um objetivo qualquer.
O ponto é a representação da partícula geométrica mínima da matéria e do ponto de vista simbólico, é considerado como elemento de origem. Como Elemento Visual,