banco de dados
Trabalho
Normalização de dados e as suas formas normais
Trabalho
Normalização de dados e as 5 formas normais
Trabalho apresentado à disciplina de de banco de dados do curso de redes de computadores da Faculdade Nossa Cidade sob a orientação do professor: Celso Marcos Furtado
.
Introdução
As formas normais definidas representão como as informações vão ser organizadas no banco,deixando mais eficaz o acesso aos dados.O intuito é reduzir a redundância de dados e as chances dos dados se tornarem inconsistentes. As diretrizes correspondentes da primeira à quinta formas normais são apresentadas de forma a não exigir um entendimento da teoria relacional. As diretrizes de projeto são significativas mesmo se não estivermos usando um sistema de banco de dados relacional. As diretrizes são apresentadas sem se referir aos conceitos do modelo relacional para enfatizar sua generalidade, e também para facilitar seu entendimento.
As regras de normalização são projetadas para prevenir anomalias e inconsistência de dados.
As 5 Formas
Primeira Forma Normal (ou 1FN) requer que todos os valores de colunas em uma tabela sejam atômicos (ex., um número é um átomo, enquanto uma lista ou um conjunto não o são). A normalização para a primeira forma normal elimina grupos repetidos, pondo-os cada um em uma tabela separada, conectando-os com uma chave primária ou estrangeira.
Segunda Forma Normal (ou 2FN) requer que não haja dependência funcional não-trivial de um atributo que não seja a chave, em parte da chave candidata.
Terceira Forma Normal (ou 3FN) requer não haver dependências funcionais não-triviais de atributos que não sejam chave, em qualquer coisa exceto um superconjunto de uma chave candidata. Forma Normal de Boyce-Codd (ou BCNF) requer que não exista nenhuma