Resenha Surplus
R.A: 2485745254
Curso: Eng. Civil
Período: Noturno
Turma: B
Disciplina: Economia
Professor: Mauro
Atividade Proposta: Fazer resenha do filme “Surplus”
O documentário demostra em viajem realizada pelo diretor Erik Gandini, em países como Índia, Cuba e EUA, como a sociedade ficou refém do consumismo. Dando ênfase a declaração de John Zeran (guru do anticomunismo), que rebateu as críticas dos atos violentos da manifestação de Gênova em 2001, dizendo que “danos a propriedades não podem ser considerados violência, afinal um prédio não pode sentir nada”. Em sua visão, violência é ficar de braços cruzados sem fazer nada para mudar o mundo. Realçando a ideia de que a população teve ter a liberdade de escola.
Seguindo, mostra os danos que uns pais geram para se manter desenvolvido, principalmente ao meio ambiente, poluindo o ar, causando devastação das florestas e acabando com o desenvolvimento sustentável, restando pobreza, dividas e incertezas.
Em visita a Cuba, onde segundo Fidel Castro, apoia o socialismo invés do consumismo, faz a comparação de jovens cubanos que sonha em trocar arroz e feijão por um Big Mac’s, entre jovens dos EUA, que com apenas 19 anos de idade já são milionários, sem saber o que fazer para gastar sua grana. Já na
China, a importância dos trabalhados em desmontar os navios antigos para reciclagem e também ressalta os depósitos de pneus.
Com a chegada da globalização, trazendo com sigo as imensas variedades de mercadorias, possibilitando a escolha da população, porem muitos adquirem sem ter condições ou planejamentos de pagamentos, levando a inadimplência.
A informatização trouxe a possibilidade das pessoas realizarem contatos visuais e simbólicos, deixando de lado o afeto, o sentimento e o calor humano.
Onde uma empresa vende “bonecos de amor” por preços absurdos.
Com tudo, o consumismo fez com que as pessoas tornassem reféns do trabalho, optando pelas praticidades da tecnologia, que