resenha subjetividade
CURSO – PSICOLOGIA
DISCIPLINA – PSICOLOGIA, EVOLUÇÃO E PROFISSÃO
PROFESSOR – VALMO JOSÉ PENHA MOREIRA ALUNA – PÉRSIDA F. S. S. UCCELLI
RESENHA
“OS DESAFIOS ATUAIS DO ESTUDO DA SUBJETIVIDADE NA PSICOLOGIA”
CARATINGA
2013
RESENHA
“OS DESAFIOS ATUAIS DO ESTUDO DA SUBJETIVIDADE NA PSICOLOGIA”
Pelo fato de a subjetividade ser formado da interação do interno com o externo, esse estudo vai ter muita dificuldade em formar uma ideia padrão, ou seja, possuir uma linha de pensamento definido. Cada individuo recebe uma mensagem externa e pelo fato da carga interna ser diferenciada de individuo para individuo, a resposta externa também é variável, não segue um padrão.
Um exemplo clássico desse estudo são os múltiplos problemas que as mulheres tem apresentado (depressão, estresse, síndrome de Burnout, obesidade, trombose, transtorno de ansiedade, enxaqueca...), isso tudo devido a falta de interação no interior. Ela recebe a mensagem do meio, interioriza essa mensagem, mas as cobranças são tantas que ela não consegue administrar tantas informações e a resposta termina caindo em si mesma, no seu organismo. A mulher do século XXI é esposa, mãe, profissional, estudante..., as 24hs do dia tem sido pouco para tantas atividades a desenvolver e com isso não sobra tempo para o lazer, para o bem estar pessoal ou até mesmo para não fazer nada, e assim desencadeia o sofrimento pessoal. A mulher desenvolve esse papel devido a cobrança de um padrão de vida imposta pelo meio, o seu interior nega essa situação, mas ao mesmo tempo ela não vê uma forma de fugir dessa cobrança. Algumas mulheres ate tentam uma harmonia do meio com o interior através de exercícios físicos, menos cobrança pessoal, mas a maioria não se pode dar ao luxo, o que termina acarretando em doenças.
O estudo da subjetividade no presente momento parece infinito, pelo fato de que o objeto de estudo (ser humano) ser muito variável. Em parte isso