Resenha sobre o texto "as partes do elefante"
Este texto trata basicamente dos conceitos de estratégia. O exemplo diz que as diferentes partes de um elefante podem sofrer interpretações distintas quando consideradas individualmente, mas que somente a junção de todas elas pode formar um elefante completo. Assim também o plano estratégico é composto de várias partes que são compreendidas de maneiras diferentes quando observadas isoladamente. Somente ao trabalhar todas as teorias em conjunto se pode alcançar a plenitude desta ferramenta administrativa.
Há uma separação em 10 escolas da estratégia e 3 grupos:
Grupo I 1) Concepção 2) Planejamento 3) Posicionamento
Grupo II 4) Espírito empreendedor 5) Cognitiva 6) Aprendizado 7) Poder 8) Cultura empresarial 9) Ambiente
Grupo II 10) Configuração
O texto traz também um quadro explicativo muito detalhado sobre cada escola com informações como: autores, disciplina de base, palavras-chave, organização, liderança, entre outros.
A seguir o texto explica “o que é a estratégia”, “para que serve a estratégia” e “quais são os problemas da estratégia” utilizando-se de um sistema de tópicos. Fazendo esta separação a leitura se torna uma atividade interrompida pela mudança de tópico mas facilita a assimilação do conteúdo do texto em blocos de compreensão.
A conclusão vem sob o interessante título de “Elefante á vista” e defende que todas as diferentes escolas estratégicas e seus ensinamentos devem ser combinados para se criar o melhor planejamento estratégico para cada empresa considerando-se vários fatores como: progresso ou ruptura; influências internas e externas; a energia de um líder, etc.
Os autores defendem que os maiores fracassos do campo administrativos foram cometidos por executivos que levaram em consideração apenas um campo da