Relatório
Na visita técnica realizada no dia 13-10-2011, foi mostrado o funcionamento de uma cabine primaria. A mesma é utilizada em media tensão devido ao custo. Quando comprada em atacado seu custo diminui pelo fato do fator multiplicador ser reduzido. O investimento será revertido em lucro em meses. Assim a faculdade optou pela ligação em média tensão devido às tarifas reduzidas em relação às praticadas na baixa tensão.
Nessa cabine com tem dois transformadores de 500 KVA, totalizando 1000 KVA. A carga máxima possível de alimentação é de 920 RVA. Para esse calculo foi utilizada a seguinte formula KW=KVA/FP. Estima-se que o percentual das cargas de iluminação é de 40% pela quantidade de lâmpadas empregadas pela faculdade Unicid. Chegou-se nessa porcentagem após analisar os andares e a quantidade de lâmpadas utilizadas em todos os lugares e todos os equipamentos utilizados pela faculdade como microondas, estufas, ventiladores, computadores, monitores, elevadores e as próprias lâmpadas que por serem fluorescentes diminui o consumo, pois se as mesmas fossem incandescentes a porcentagem seria maior.
A AES Eletropaulo realiza a medição do consumo utilizado antes de ser distribuídos através dos transformadores, porque ao chegar aos transformadores há perdas. A eletricidade que vem da concessionária é de 13.200V que ao passar pelo transformador tem sua saída em 220 v. Ao ser distribuído pela faculdade tem sua transformação em bivolts 110 v ou 220 v conforme sua necessidade. Numa interrupção na energia acionará automaticamente um gerador movido a diesel, que manterá a carga elétrica em torno de 7 a 8