Planejamento tributario
Tipo: SITE – PORTAL DA EDUCAÇÃO – www.portaldaeducacao.com.br
Assunto: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Autor: Jacy Marcos Salim - Graduado em Administração de Empresas, pela Universidade Católica Dom Bosco, com Especialização em Gestão Empresarial, Custos, Controladoria e Gestão Tributária
Resumo: Devido a alta carga tributaria no Pais, as empresas cada dia mais, se veem obrigadas a achar soluções para se manter no mercado, devido a competitividade se tornou quase que obrigatório se ter um planejamento tributário a fim de obter a redução da carga tributaria e com isso ter um aumento significativo nos lucros.
Para diminuir o peso da carga tributária que incide sobre as Micro e Pequenas Empresas, foi criado o SIMPLES NACIONAL, com esse novo regime pode-se unir ate oito tipos de impostos, pagos através de um único recolhimento.
É ideal que o Planejamento Tributário seja feito no começo do ano, pois é nesse momento, que em posse das informações a empresa faça a opção pelo regime tributário, onde deverá optar pelo Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Vale ressaltar que uma decisão errada poderá acarretar em prejuízo por todo o ano base.
Citações:
“Diante de um mercado cada vez mais competitivo, a maior parte das micro e pequenas Empresas, com a intenção de se estabilizar, devem procurar benefícios e a diminuição de tributos, para que possam aumentar seu ciclo de vida.”
“Planejamento Tributário é um conjunto de atos e sistemas legais, que visam reduzir a incidência dos tributos, onde o contribuinte pode estruturar seu negócio de forma menos onerosa, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento e, principalmente, dos imposto.”
“A maior dificuldade de quem abre um micro ou pequena empresa, não é somente a carga tributária, mas também o desconhecimento da mesma. Na maioria das vezes, o empresário emergente não tem o conhecimento da