Trabalho Economia Gr Cia
O autor aborda a crise que vem ocorrendo na Grécia ,falando desde a primeira década de 2000 até 2014 ,com isso explica o que contribuiu para o seu agravamento ,os momentos de ilusões de falsa prosperidade ,a instabilidade no país, as variações da renda per capita e como também o custo de vida principalmente durante a olimpíada.
- O PROBLEMA ELABORADO PELO AUTOR;
Ele questiona se realmente foi necessário os altos gastos da olimpíada e se no caso contribui positivamente para a economia do país. O autor critica os maus hábitos do antigo regime do governo grátis e as medidas populistas realizadas pelos governantes.
- E A POSIÇÃO DO AUTOR DIANTE DESTE PROBLEMA:
O autor acredita que o governo deve se manter afastado dessas propostas populistas e só assim poderia alcançar o tão sonhado patamar de desenvolvimento econômico de padrão europeu.
Desenvolvimento
- AS IDÉIAS CENTRAIS DO TEXTO;
O autor começa falando sobre a alta demanda de títulos públicos que ocorreu no governo de Atenas e que por causa dessa demanda os juros ficaram abaixo do esperado com apenas 4,75%. Os títulos públicos seria a forma mais simples de emprestar dinheiro.
(Esse otimismo tem um lado negativo ,criando uma falsa esperança de prosperidade no país ,quando na verdade a Grécia esta por enfrentar uma grande crise.)
Quando o país foi admitido na zona do Euro, adotou o Euro como moeda em substituição ao dracma grego.
(Essa medida fez a população achar que tinha melhorado a situação ,mas a partir dai só fez aumenta o custo de vida. E vale lembrar que as dívidas externas agora estavam em moeda forte.)
Os jogos olímpicos que ocorreram em 2004 e colocaram Atenas no centro das atenções mundiais.
(Ficou visível que o governo se aproveitou da oportunidade para destruir aquela fama de corrupção e irresponsabilidade fiscal e passar a imagem de um país avançado e dinâmico. Mas essa tentativa ficou difícil de ser concretizada diante de tanta corrupção , sonegação fiscal)
O turismo é