geologia
INTRODUÇÃO- Este curso ministrado para os técnicos e fiscais das Sondas de Produção, visa exclusivamente a aplicabilidade pratica dos conceitos básicos de perfilagem e canhoneio, com objetivo de integrar e conscientização toda uma equipe para este assunto de alta relevância para uma perfeita completação e/ou restauração de nossos poços de petróleo.
DISPOSIÇÃO DO ASSUNTO I- Perfil de aderência de cimento
A - Raios gama
B – CBL/VDL
Índice de aderência do cimento (I.A.)
Tempo de trânsito (T)
Micro - anel e canalização C – Acompanhamento da operação de perfilagem.
1-PERFIL DE ADERÊNCIA DE CIMENTO - Atualmente devido ao alto custo uma intervenção de e sonda em poços de petróleo, fazem-se exigências mais rigorosas, para uma boa vedação hidráulica de uma cimentação de revestimento de produção. - Daí a necessidade de uma boa avaliação da qualidade de cimentação revestimento, evitando desta forma interpretação falsas de produtividade de um intervalo produtor, assim como, evitando no futuro novas e custosas intervenções de sonda com recompletação e restauração de desnecessárias.
- No âmbito geral, é mais econômico decidir-se por uma correção de cimentação na fase de cimentação do poço, e não, posteriormente. Para tomadas destas decisões utilizamos ferramentas sofisticadas de perfilagem, que através de princípios acústicos nos fornece condições de definir uma boa ou má cimentação de um poço. - Para esta interpretação utiliza--se o conjunto de ferramentas acopladas
"CBL/VDL/GR/CCL", os quais fazem parte de uma mesma ferramenta de perfilagem descido a cabo em conjunto no poço revestido e cimentado.
CBL – CEMENT BOND LOG
VDL – VARIABLE DENSITY LOG
GR – GAMMA RAY
CCL- CASING COLLARS LOG
CBL/VDL - podem ser corridos em, conjunto ou não, e servem para avaliar a qualidade de cimentação de um poço revestido (Perfil-sônico) .
GR - Comumente utilizado para correlacionar profundidades das