Resenha sobre arte, estética e gosto
Por muito tempo acreditou-se que a arte era a imitação pura da vida, porém, segundo Suassuna, a Estética veio para mostrar que toda verdadeira Arte não imita, mas sim reinventa o real, deforma, recria e transfigura.
A produção artística é uma necessidade básica, universal e atemporal do homem. Os tipos de arte - que não se restringe apenas a pinturas ou esculturas, também podem ser representados por formas mais populares, como a música e o cinema -, suas técnicas, temas e estilos estão constantemente em processo de mudança e por isso ela se manifesta de diversas formas.
Além disso, pode-se encontrar arte por toda parte. Encontrou-se antigamente e provavelmente encontrará amanhã, por causa da simples necessidade de expressão artística, disponível em qualquer idade e em qualquer lugar.
É natural que os fatores históricos e sociais modelem que tipo de arte vai existir em cada época. Desde a arte do homem paleolítico, a dos gregos arcaicos, passando pelas leis de Roma na arte, pelos impressionistas e renascentistas, pela fotografia e cinema, a verdadeira arte não se acorrenta a códigos, sempre se inovará e será capaz de falar pelo seu tempo.
Com isso, uma obra de arte vai reunir tudo o que o artista quer passar para o público, porém o que ele deseja transmitir muitas vezes não é aquilo que o observador vai captar, pois cada pessoa percebe a arte de um determinado jeito. Dessa forma, a relação então que surge entre o sentimento do artista e o sentimento do seu público jamais poderá ser uma relação óbvia com conceitos idealizados, pois seria, não só para o artista como também para este