Resenha A Arte Para Al M Da Est Tica
Resenha:
A arte para além da Estética: arte contemporânea e o discurso dos artistas
JUIZ DE FORA
2015
Resenha: “A arte para além da estética: arte contemporânea e o discurso dos artistas.”
Neste texto, abordando a arte no regime estético, Rodrigues afirma que dentro da estética, a arte dialoga com a cultura desde a época da burguesia. Neste ambiente ela encontra proteção, homogeneizando e reduzindo todas as diferenças presentes neste meio. A contemplação da obra faz com que a criação artística pareça envolta em uma aura misteriosa, plena de propósito, onde a estética necessita se fazer presente.
Na mesma visão da autora, observando outros textos como os de Lebrun e Hegel, a obra artística, protegida de interesses maiores, tem a tarefa de “bela aparência”, sendo uma negação do sensível. Quando observadores de uma obra, não são os objetos meticulosamente retratados que nos chama a atenção, e sim a história, a situação que a obra representa.
No que se refere à arte contemporânea, esta rompe seu regime com a estética à partir de meados do século XX, com movimentos como Dadaísmo, Futurismo e Surrealismo. Artesanato e objetos de consumo separam-se de objetos de arte, o que não existia na cultura ocidental antes da Renascença, como aborda Rodrigues. Alguns objetos alimentavam utilidades, outros, os artísticos, alimentavam agora a alma.
Nesta cultura, a arte provinha dentro de valores éticos, políticos e religiosos , porém, a partir da Renascença, transforma-se em um sentido mais amplo, uma mescla de elementos religiosos com outros característicos de estruturas simbólicas produzidos pelos movimentos de ascensão e afirmação da burguesia.
Este novo lugar alcançado pela arte, frisa a autora, vem juntamente com a Revolução Industrial, onde objetos industrializados tornam-se idênticos, ao passo que os manufaturados, possuem um caráter de unicidade, provindo apenas de um criador. Museus, teatros e casas de