Resenha do artigo Maximalização Sonora: Meandros da Estética Musical Contemporânea, de Daiane Solange Stoeberl da Cunha-DEART-UNICENTRO.
1362 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE-UNICENTROROSIMERI APARECIDA MONTEIRO ABREU
RESENHA
(Artigo)
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Composição do curso de Arte-Educação, do setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Orientador: Prfª Daiane Solange Stoeberl da Cunha
GUARAPUAVA-PR 2009
RESENHA DE ARTIGO
Introdução:
Irei resenhar o artigo Maximalização Sonora: Meandros da Estética Musical Contemporânea, de Daiane Solange Stoeberl da Cunha-DEART-UNICENTRO.
Maximalização Sonora: Meandros da Estética Musical Contemporânea.
A compreensão dos movimentos, em suas diferentes características e formas mostra como a arte pode ser entendida também socialmente, historicamente e filosoficamente, são estudos que se interligam. Como problematização quanto a produção musical em suas diferentes perspectivas, Adorno se constitui num marco teórico no campo da sociedade da música.
Estética Musical em Transformação. Tecnologia e cultura sempre determinam à sonoridade produzida, mas a compreensão do músico com habilidade para executar obras musicais com a voz e/ou instrumentos musicais em um padrão orquestral já não é mais a única, a utilização da tecnologia tornou-se comum nas últimas décadas, sabendo-se que na historia da humanidade já ocorria à apropriação da tecnologia para a produção musical e nas invenções tecnológicas de instrumentos onde seu aprimoramento nos materiais e construções civis passa a fazer parte da intenção do compositor. Esse desenvolvimento propicia a construção de novas produções artística musicais com uma ampliação de possibilidades e estruturas em sua estética onde se destaca, segundo koelbreutter, a Estética Fenomenológica, a Estética Descritiva, a Informacional e a Normativa, onde a música formal aproxima-se de um todo sonoro (“Campos Sonoros”).
A Indústria Cultural e a “Coisificação” da Musica. Como a arte está inserida no meio capitalista sofre influenciais da indústria