Biografia Walter Benjamin
Walter Benedix Schönflies Benjamin nasceu na Alemanha em 15 de julho de 1892. Filho de Emil Benjamin e de Paula Schönflies Benjamin que comerciavam produtos franceses. Posteriormente Benjamin se tornaria ensaísta, critico literário, tradutor, filosofo e sociólogo da cultura, sendo um dos membros mais importantes da Escola de Frankfurt. Profundamente influenciado pelo materialismo marxista, o idealismo de Hegel.
Ainda na adolescência Benjamin simpatizou-se com as ideias socialistas e participou do Movimento da Juventude Livre Alemã. Em 1915 conhece Gershom Gerhard Scholem de quem se torna muito próximo por partilharem o gosto comum pela arte e pela religião judaica que estudavam. Em 1919 defende a tese de doutorado ‘A Crítica de Arte no Romantismo Alemão’, que foi aprovada e recomendada para publicação. Em 1925 sua tese de livre docência ‘Origem do Drama Barroco Alemão’ é rejeitada pelo Departamento de Estética da Universidade de Frankfurt. Nos últimos anos da década de 1920 se interessa pelo marxismo, onde se junta com Theodor Adorno, nos anos seguintes publicaram resenhas e traduções que lhe trariam reconhecimento como critico literário. Em 1934, Benjamin foge para a Itália, onde permanece por um ano, tentando fugir da ascensão do Nazismo na Alemanha. Neste período já haviam se estabelecido algumas divergências entre Benjamin e a Escola de Frankfurt. Em 1940 na fronteira espanhola, com medo de ser capturado pelo nazismo e não resistindo as intensas pressões emocionais se suicida.
Não leia isso, ignore, nem olhe se puder:
Walter Benjamin nasceu no seio de uma família judaica. Filho de Emil Benjamin e de Paula Schönflies Benjamin, comerciantes de produtos franceses. Na adolescência Benjamin, perfilhando ideais socialistas, participou no Movimento da Juventude Livre Alemã, colaborando na revista do movimento. Nesta época nota-se uma nítida influência de Nietzsche em suas leituras.
Em 1915, conhece Gershom Gerhard Scholem de quem se