Walter Benjamin Biografia
MATEUS PIMENTEL LOSCHI 18
DESIGN DE INTERIORES 2ºB
WALTER BENJAMIN
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETÚLIO VARGAS
SÃO PAULO
2013
BIOGRAFIA
Walter Benedix Schönflies Benjamin nasceu em Berlim, na Alemanha, em 15 de Julho de 1892 no seio de uma família de comerciantes. Posteriormente ele se tornaria ensaísta, crítico de literatura, tradutor, filósofo e sociólogo da cultura, sendo um dos membros mais importantes da Escola de Frankfurt.
Foi profundamente influenciado por doutrinas aparentemente díspares, como o materialismo marxista, o idealismo de Hegel e a mística judaica de Gershom Scholem. Ainda adolescente, simpatizava com o socialismo, integrando o Movimento da Juventude Livre Alemã e escrevendo para a publicação deste grupo. É possível perceber então uma certa inspiração nietzscheana no jovem Benjamin. Enquanto adepto da Teoria Crítica, foi marcado tanto por Georg Lukács, quanto pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, gosto que traduz sua natureza por um lado artística, por outro intelectual.
Logo cedo o filósofo se dá conta de que sua jornada intelectual não passa pela Academia, pois em 1925 sua tese de livre-docência, Origem do Drama Barroco Alemão, é recusada pelos membros do Departamento de Estética da Universidade de Frankfurt. Antes disso, em 1919, havia apresentado com sucesso sua tese de Doutorado, A Crítica de Arte no Romantismo Alemão, indicada para publicação.
Combinou uma visão apocalíptica da História com uma preocupação pelo material, nomeadamente pela produção artística, tendo-se debruçado sobre esta temática em ensaios como "A Obra de Arte na Época da Reprodução", publicado em 1936.
Em 1934, Benjamin foge para a Itália, onde permanece por um ano, tentando fugir da ascensão do Nazismo na Alemanha. Neste período já haviam se estabelecido algumas divergências entre Benjamin e a Escola de Frankfurt. Em 1940, na margem espanhola da fronteira entre França e Espanha, tentando atravessar os