Benjamin
Curso: Artes Visuais – Manhã
Alunas: Jaqueline Anselmi, Kennia Passos e Sarah Sorroche
Tema: A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução.
BIOGRAFIA
Walter Benedix Schönflies Benjamin nasceu em Berlim, em 1892. Nasceu em uma família judia e na adolescência, participou do Movimento da Juventude Livre Alemã. Foi ensaísta, crítico de literatura, tradutor, filósofo e sociólogo.
Após estudar filosofia na Universidade Freiburg im Breisgau, doutorou-se pela Universidade Bern, em 1919, com a tese O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Biografia
Walter Benjamin é considerado um dos mais importantes pensadores modernos. Em vida, Benjamin não obteve repercussão de seus estudos, apesar de ser respeitado em alguns círculos, e inclusive por filósofos como Ernst Bloch e T. W. Adorno. T. W. Adorno foi responsável pela edição póstuma das obras de Benjamin, e o considerou-o antes de tudo, um filósofo.
Com a ascensão do nazismo ao poder, Benjamin, já balado por dificuldades materiais, exilou-se em Paris, em 1935. Com a invasão da França pelos alemães, em 1940, juntou-se a um grupo de refugiados que tentava a fuga pelos Pireneus. Detido na fronteira pela polícia espanhola, que ameaçou entregar o grupo à Gestapo, Benjamin suicidou-se. No dia seguinte, contudo, as autoridades permitiram a passagem do grupo.
OBRAS
Apenas três livros de Benjamin foram publicados em vida. Entre seus ensaios, destacam-se "As afinidades eletivas de Goethe", "Sobre alguns temas em Baudelaire", "Teses sobre filosofia da história", "Paris, capital do século 19" e "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica".
A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. O ensaio “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica”, foi publicado pela primeira vez em 1934. Walter Benjamin nos apresenta uma discussão acerca