Delinquencia Juvenil
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM SERVIÇO SOCIAL
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais II
Relatório de Investigação em Ciências Sociais
DELINquência Juvenil
Discente(s):
Mariana Santos – 131211003;
Saeda Abdelnour - 131211001
Docentes: Doutora Verónica Policarpo
Lisboa
Maio de 2013
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo abordar o tema a Delinquência Juvenil, inserida num contexto de projeto, em que para se atingir o objetivo final, se tem que passar por várias fases. Deste modo, abordar-se-á os atos três atos de procedimento e as suas respetivas etapas de execução, nomeadamente a Rutura, a Construção, e a Verificação.
Ao nível académico, este trabalho pretende dar a conhecer quais os passos para um bom projeto, em que são validadas todas as ideias, e desta forma, tem-se por base um manual de investigação em ciências sociais, que explora de forma simples e objetiva cada passo e cada maneira de agir, tendo em conta a fase de projeto em que se está e consoante o objetivo final.
Relativamente á problemática Delinquência Juvenil, surge com a necessidade de se querer saber mais e modificar determinados contextos em que ser-se delinquente juvenil não á uma opção é pois um ato seguro, que pode provocar nas diferentes fases da vida e nas várias classes sociais marcas irreversíveis, que direta ou indiretamente influência os valores, e as normas de uma sociedade.
Houve necessidade, para a compreensão da problemática de se fazer entrevistas semi-diretivas a uma assistente social e a uma educadora social, ambas com uma observação privilegiada sobre a problemática. Os resultados vão permitir identificar os problemas, os riscos e as consequências da delinquência juvenil em contexto escolar, permitindo a obtenção de soluções e de planos de intervenção para os jovens.
Palavras – chave: Delinquência Juvenil; Exclusão Social; Comportamentos