Resenha Redes
As tecnologias das redes sem fio experimentam um crescimento substancial nos últimos anos. As empresas médias e grandes adotam as redes sem fio visando flexibilidade nas alterações de layout e a mobilidade dos usuários. Atualmente observa-se um crescimento nas vendas de equipamentos para montagem de redes sem fio. E para projetar uma rede local sem fio por ondas de rádio devem ser consideradas duas principais restrições em relação ao projeto de uma rede cabeada: a possibilidade de interferência por ondas eletromagnéticas, que pode ocorrer com ondas de microondas; sinais de motores ou outros equipamentos elétricos; e interferência de outras ondas eletromagnéticas. [Palmela & Rodrigues 2002], [Tanenbaum 1997]; e a segurança em redes sem fio, pois as ondas de rádio caminham em todas as direções a partir da fonte de emissão, e enfraquece conforme aumenta a distância.
Foi proposta por Carvalho [Carvalho 1995] uma Metodologia de Projeto de Redes Locais, para ‘redes com fio’, que foi utilizada como referência para o desenvolvimento da metodologia proposta neste estudo, Segundo Carvalho [Carvalho 1995], as fases de uma Metodologia de Projeto de Redes Locais devem abranger o levantamento de informações que é levantamento das necessidades atuais e das tendências de evolução desse ambiente, especificação de requisitos que define a topologia geral do ambiente de redes e os requisitos de projeto para esta topologia, projeto físico que inclui desde o projeto da infraestrutura de cabeamento da rede até a especificação da sua configuração física e por último e não menos importante, o projeto lógico que engloba a definição da configuração lógica da rede e sua infraestrutura de gerenciamento e segurança.
O artigo é constituído de uma parte contendo explicações de cada fase de implementação de rede sem fio, com base nisso será apresentado as fases e principais considerações relativas à metodologia proposta, que