Resenha A Sociedade em Rede
Disciplina: Globalização e Organizações
Resenha
“A economia informacional, como acontece com todas as formas de produção historicamente distintas, é caracterizada por cultura e instituições específicas. No entanto, cultura nessa estrutura analítica, não deve ser considerada como um conjunto de valores e crenças ligadas a uma determinada sociedade.” (p. 173).
“Várias tendências organizacionais evoluíram do processo de reestruturação capitalista e transição industrial.” (p. 175).
“... o estudo de Schiatarella sobre as empresas italianas de pequeno porte sugere que os pequenos negócios superam as grandes empresas em criação de empregos, margens de lucros, investimento per capta, Transformação tecnológica, produtividade e valor agregado.” (p. 177).
“O “toyotismo” é um sistema de gerenciamento mais destinado a reduzir incertezas que a estimular a adaptabilidade.” (p. 179).
“Em um sistema econômico em que a inovação é importantíssima, a habilidade organizacional em aumentar as fontes de todas as formas de conhecimento torna-se a base da empresa inovadora.” (p. 181).
“A concorrência global é amplamente auxiliada pela “informação no local” de cada mercado, de forma que a elaboração da estratégia sob uma abordagem de cima para baixo motivará o fracasso, em um cenário em mudança constante e com dinâmicas de mercado altamente diversas.” (p.186).
“Erros de articulação são a falta parcial ou total de adequação entre o que é desejado e o que está disponível.” (p.186).
“... o desempenho de uma determinada rede dependerá de dois de seus atributos fundamentais: conectividade, ou seja, a capacidade estrutural de facilitar a comunicação sem ruídos entre seus componentes; coerência, isto é, a medida em que há interesses compartilhados entre os objetivos da rede e de seus componentes.” (p. 191).
“Cada sociedade tende a gerar seus próprios sistemas organizacionais.” (p. 192).
“As conexões entre as empresas são altamente