Resenha Quem somos nós
O filme narra a historia de Amanda, uma fotografa que passa por momentos difíceis devido ao fim de seu casamento. Com estas frustrações ela é levada a uma jornada em busca das respostas existenciais que todo ser humano busca. Através da Física Quântica, o filme procura explicar estas perguntas existenciais.
Um exemplo observado é na experiência apresentada onde partículas d’água têm os seus formatos afetados pelo sentimento de quem está perto. Cada molécula foi radiografada após alguém citar uma palavra que expressa sentimento diferente, palavras que passavam tranqüilidade, harmonia, serenidade, paz tinham um formato bonito com cores alegres, já as palavras como palavrões, faziam com que as moléculas tomassem um formato irregular com cores feias. Com isso mostrando que se apenas palavras e forças do pensamento afetam a água, o que desejamos para nós mesmos e para outros pode sim influenciar na realidade que vivemos.
Outra questão tratada no filme é a da religião, que coloca Deus como algo diferente de nós, algo superior, e no filme uma pessoa questiona aos físicos quânticos sobre a existência de Deus, e ele diz não saber a verdade sobre o assunto, mas ele acredita que somos um peixe no oceano, o que nos leva a entender que Deus é o oceano e nós somos os peixes.
É discutida também a neurociência, onde é retratado que as sensações geram cargas de hormônios no nosso corpo, e quanto mais nos expormos a estas cargas, mais o