Resenha: somos feitos de tempo
Nós fazemos parte da história, nossas ações e pensamentos estão sempre mudando. Nós produzimos nossa cultura. Temos que seguir nossos antepassados para dar continuidade na história do presente e no futuro dos que estão aqui e dos que estão por vir, podemos dizer que é as raízes do passado, estão sempre presente em nossas vidas.
Com a história da educação, o povo transmite nossa cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. É indispensável um educador consciente e crítico não compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura aos seus antecessores com intenção de agir intencionalmente. Com certeza o tempo faz parte de tudo em nossa vida, como diz o poeta Paul Claudel.
2- A história da história
O passado nos ajuda sim, a reconstruirmos a história, seja ela qual for dependendo cada história é interpretada de maneiras variadas.
As antigas concepções de história
Os povos tribais não se alegravam com os acontecimentos da comunidade e da vida, para eles o passado os remete ás origens dos tempos sagrados.
A filosofia na colônia grega da Jônia (atual Turquia) surgiu a partir do século VI a.C, admitia-se a pluralidade de interpretações racionais sobre a realidade. Em toda filosofia antiga, permanece a visão estática do mundo e da concepção do ser humano, depois de ter passado da Idade Média. Os filósofos Aristóteles e Platão, buscaram as essências, as idéias universais, passageira do conhecimento das coisas particulares no século IV a. C. Herotódo é chamado mais tarde o “pai da História”. Na idade Média, foi permanecida a visão platônica- aristotélica do mundo estático na antiguidade com movimento cíclico, serve para a base a Políbio (séc. II a. C).
História moderna e contemporânea
O estudo da história começou no século XVII, a partir da modernidade. Já no século XVIII, consolida no Iluminismo. Os valores do feudalismo foram substituídos devagar pela