a importancia de supervisao nas escolas
1 INTRODUÇÃO
O educador tem responsabilidade de preparar o educando para que se torne cidadão ativo, participante e criativo na família, no trabalho, na vida cultural. De acordo com Marton (1984 p. 15):
A concretização da proposta de ensino possibilita aos professores o desenvolvimento do trabalho critico e não linear, exige um caminho metodológico claro e consistente. Existem questões especificas que merecem um detalhamento maior, pois é muito importante explicar detalhadamente os assuntos para os alunos.
A orientação educacional e supervisão escolar estão inserinas nas escolas com o objetivo de responsabilizarem de coordenar as ações pedagógicas, pela buca da Foi execução e planejamentos escolares, pelo cumprimento da grade curricular. Foi no final do século XVII que a profissão docente foi promulgadano Brasil.Assim educadores foram deixando de ser um profissional missionário para ser um profissional do estado. Com a evolução do setor produtivo, as instituições de ensino deveriam formar mão de obra qualificada para entrar no mercado de trabalho, pois a sociedade estava crescendo e se desenvolvendo,começou então a seren criado as escolas tecnicista. Com o surgimento das escolas aparecem o supervisor escolar, com a função de inspecionar a pratica docente.
Segundo Néreci (apud URBANETZ e SILVA, 2008) a supervisão escolar passou por três importantes fazes, sendo essas a “fiscalizadora”, que se confunde com inspeção escolar, sendo sua atuação preocupada com o cumprimento de prazos e leis. A seguinte fase foi a “construtiva”, que se preocupava com o trabalho de orientação dos professores, corrigindo supostas falhas e orientando-os sobre os procedimentos a serem seguidos. A terceira e atual fase é a “criativa”, em que houve a separação da supervisão escolar da inspeção escolar, buscando a direção do aperfeiçoamento das pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.