Espionagem
NSA Agência de Segurança Nacional A NSA é a agência de segurança dos EUA, criada em 4 de novembro de 1952 com funções relacionadas a Inteligência de Sinais (SIGINT), incluindo interceptação e cripto-análise. Também é um dos órgãos estadunidenses dedicados a proteger as comunicações americanas. A NSA é parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
A NSA durante algum tempo após sua criação era tão secreta que o governo americano negava sua existência. Por isso, recebeu alguns “apelidos” como No Such Agency (algo como não há tal agência), Never say Anything (nunca diga nada, ou, nunca diga alguma coisa) ou em português “Ninguém Sabe dessa Agência”.
Em 1982, após vários anos de pesquisas e coleta de informações, o jornalista James Bamford, especialista na história da NSA e no sistema de vigilância americana, publicou o livro The Puzzle Palace e nele revelou ao público e documentou pela primeira vez a existência da Agência de Segurança Nacional (NSA). Até então, e as atividades da agência e mesmo a existência da agência eram negadas pelo governo americano.
Em 5 de junho de 2013 , o jornalista americano Glenn Greenwald através do The Guardian e juntamente com vários outros jornais incluindo o The New York Times, The Washington Post, Der Spiegel, iniciou a publicação das revelações da vigilância global americana que inclui inúmeros programas de vigilância eletrônica ao redor do mundo, executados pela Agência de Segurança Nacional (NSA). Um dos primeiros programas revelados foi o chamado PRISM. Os programas de vigilância que vieram as claras através dos documentos fornecidos por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação que nos últimos quatro anos trabalhou em programas da NSA entre cerca de 54 mil funcionários de empresas privadas subcontratadas - como a Booz Allen Hamilton e a Dell Corporation. Os documentos