O Salto Livre
SUMARIO
1.INTRODUÇÃO
- Vídeo 1
2.. A QUEDA LIVRE
- Conceito 2ª Lei de Newton aplicada!
No salto de um paraquedista, devemos lembrar que ele estará submetido, verticalmente, a ação de duas forças, são elas: Peso e a Força de Arrasto, esta força deve-se a ação do fluido (ar) sobre o corpo do paraquedista, essa força sempre terá sentido contrário ao movimento. A Força de Arrasto é dada pela expressão abaixo:
Onde K é uma constante que depende da densidade do meio e do coeficiente aerodinâmico: a forma como o corpo “corta” o ar.
1)Instantes Iniciais
Nos instantes iniciais, a velocidade do paraquedista ainda é baixa, podemos, portanto desprezar a ação da Força de Arrasto.
2)Movimento Acelerado
A velocidade do paraquedista irá aumentar enquanto a força Peso for maior que a Força de Arrasto
3) Movimento Uniforme: Velocidade Terminal
Nesse instante a Força de Arrasto, que depende da velocidade, se iguala a força peso, o paraquedista atingiu a velocidade terminal. Quando o movimento do corpo atinge a velocidade limite, ou velocidade terminal, o corpo adquire movimento praticamente uniforme.
Caso o paraquedista mude a posição do corpo, a área efetiva será alterada e consequentemente a velocidade terminal terá outro valor. O uso dessa variação de forma e velocidade torna possível realizar as manobras em queda livre.
3.. O SER HUMANO E A QUEDA LIVRE
- Histórico
Acreditava-se que o ser humano perderia a consiência se realizasse uma queda livre, entretanto esse