Resenha do filme quem somos nós
Ray F.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 2013
Filme: Quem somos nós
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Trata-se de um filme que aborda questões como a física quântica (física das possibilidades), a mecânica quântica e a religião . É um filme bastante interessante que nos faz refletir sobre o mundo, quando somos questionados de várias formas, como “quem somos nós”; “o que fazemos aqui”; “o que devemos fazer”; “para onde vamos”; “de onde viemos”; “do que são feito os pensamentos”. E são perguntas que nos instiga e nos desperta curiosidade, por não sabermos a resposta correta, e ser um grande mistério.
O presente filme nos traz a ideia evidentemente de que somos aquilo que pensamos.
O filme mostra que devemos ter pensamento positivo nas situações do dia-a-dia , o que fica claro quando o autor fala que nossas ações e condições dependem dos nossos pensamentos positivos, ou seja, se tivermos pensamento positivo sobre algo que queremos, haverá uma maior probabilidade dessa coisa se realizar com êxito.
Inicialmente, o filme mostra a protagonista vivendo vários conflitos, como de relacionamentos, no que diz respeito a amizades, e no decorrer do filme, ela passa por inúmeras transformações, na maneira de pensar e agir.
Outra coisa que o filme nos deixa claro é que para poder ver com os olhos, precisamos conhecer primeiro, sobre isso o autor faz o questionamento, “aquilo que vemos é o que realmente acontece ? ou aquilo que nosso cérebro imagina é que é realidade ?” E para explicar esses acontecimentos, temos o exemplo dos índios vendo as caravelas chegar.
O autor também aborda no filme a questão da religiosidade, e mais uma vez nos faz questionamentos, dessa vez, sobre a ação de Deus em nossas vidas. Deus não pode ser definido, não se sabe se deve ser pensado como homem ou objeto. As pessoas tem uma visão errada e pensam que pode ser punido ou