Resenha Platão
“e é a ele que devemos recorrer como fonte de muitas das ideias platônicas”. É do pensamento tradicional pré-socrático que surge Platão.
Na segunda parte intitulada Vida e Obra, sendo a maior e principal parte do livro, o autor descreve a vida biográfica e acadêmica de Platão, e também acontecimentos relevantes para a vida do filósofo, tanto na vida atlética, política e também filosófica. Nessa perspectiva o autor nos mostra a discussão sobre o elemento central da filosofia de Platão que é a Teoria das Ideias, publicada em sua mais conhecida obra A República. “A teoria das Ideias foi criticada por sua falta de aplicação prática”, e como muitas pessoas afirmam, a República não passa de uma ideia utópica. “Sendo uma ideia de mundo, e não o mundo real”. Um pouco mais a frente o autor menciona O Banquete, outra obra muito conhecida de Platão, consagrada pela discussão sobre o amor, que exerceria profundas influências. Platão morreu aos oitenta e um anos, e foi sepultado na Academia que fundou.
No posfácio, Paul Strathern fala com poucas palavras sobre a propagação do
Platonismo e do neoplatonismo, e que nos dias de hoje parece estar extinta. Também nos coloca algumas citações importantes e termina seu livro nos mostrando uma cronologia de datas significativas na história da filosofia, como por exemplo, o início da filosofia ocidental no século VI a.C.
Linguagem simples e de fácil entendimento a respeito do tema e filosofo proposto, diferentemente da maioria dos