trabalho de mkt
Danilo Ramos Dos Santos RA: 1021200367
Felipe Guedes RA:110387
Matheus Fidalgo RA: 111402
Marcelo Marçal Araujo RA:111155
Sarah Bonato Dantas RA:209032
Erik Violante Moreno RA:111143 MARKETING GLOBAL
Prof.: FABIAN FURLANETO
INTRODUÇÃO
Há uma tendência de crescimento do mercado para pão de queijo, que possibilita o reconhecimento deste produto singular e de sabor diferenciado nos demais países onde se encontram consumidores brasileiros e também novos consumidores. Como existe uma ausência de mercadoria de boa qualidade no mercado externo, isto possibilita novas oportunidades de expansão para o verdadeiro pão de queijo, não perdendo as suas referências gastronômicas e alcançando diferentes países.
A história do pão de queijo
Diz a tradição que a origem do pão de queijo foi por volta do século XVIII em Minas Gerais, porém a receita estava longe do que nos conhecemos como o nosso tradicional pão de queijo. Na época da escravidão, nas fazendas mineiras era de costume servir aos senhores o pão com café, no entanto a farinha que chegava às fazendas da época não era de boa qualidade, e assim para fazer seus pães as cozinheiras passaram a substituir a farinha por polvilho, criando os primeiros pães de queijo mineiro. Como o queijo neste período era farto, sobrava e logo endurecia. Desta forma, com o queijo ralado, viria a iniciar o seu uso pelas cozinheiras em suas receitas, desenvolvendo os verdadeiros pães de queijo mineiro conhecidos até hoje.
Os ingredientes usados para preparar a receita, eram todos produzidos nas fazendas de minas e assados em fogão a lenha, servido sempre quentinho, já que quando frio ele endurece como o queijo. Essa especiaria passou a fazer parte da mesa dos mineiros e criou-se o hábito de comê-los sempre após as refeições, além de saboreá-lo com café. Com o tempo a receita foi se espalhando por todo o país e ganhando o mundo. Hoje, as