Resenha pedro demo - educar pela pesquisa
Resenha crítica/ Educar Pela Pesquisa
Demo, Pedro, 1941 –
Educar Pela Pesquisa/ Pedro Demo. – 5. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2002. – (Coleção Educação Contemporânea)
Nasceu em Pedras Grandes, Santa Catarina, em 1941, de pais agricultores, onde fez a escola primária. Com nove anos entrou no Seminário dos Franciscanos em Rodeio, SC, e depois em Rio Negro, PR, para, a seguir, cursar até o segundo grau em Agudos, SP (até 1960). Cursou Filosofia na Faculdade dos Franciscanos, Curitiba, 1961. Três anos de Teologia em Petrópolis e estudo de Música (10964 – 1966). Doutoramento em Sociologia, Alemanha, 1967 – 71. Defesa de tese em 28/01/1971. Nota máxima, premiada, publicada em alemão em 1973, na Editora Anton Hain, Meisenheim (Herrscharft und Geschichte – Zur politischen Gesellschaftstheorie Freyers und Marcuses). Pós – doutoramentos na Universitat Erlangen – Nurnberg (Nurnberg – Alemanha), março a junho de 1983, com prof. H. – A. Steger, e na University of California at Los Angeles (UCLA), agosto de 1999 a abril de 2000, com prof. Carlos A. Torres. Professor titular da Universidade de Brasília, desde 1982, Departamento de Sociologia (SOL). Dedicação exclusiva desde 1994. Aposentado em maio de 2008. Professor do Doutorado de Educação, UFRJ, 1981 – 1986.
O autor aborda nesse livro a importância da pesquisa no ambiente escolar, ou seja, onde devem acontecer questionamentos reconstrutivos que possibilite aos alunos desenvolverem-se de forma integral, tanto para a escola como para a vida. A pesquisa inclui a percepção participativa, busca hipóteses, enquanto a educação exige a pesquisa para formular métodos e a consciência crítica dos sujeitos, a pesquisa e a educação são processos coincidentes.
Para que a pesquisa seja assim entendida e concebida dentro do ambiente escolar, é preciso que os professores conheçam as razões pelas quais se faz pesquisas, compreendendo a necessidade de fazê-las e o intuito para que servem. Tendo