Resenha critica - pedro demo
O texto aprender: o desafio reconstrutivo da autoria de Pedro Demo encontra se no módulo de metodologia do trabalho científico da faculdade de tecnologia e Ciências. FTC. Ead
Pedro Demo, brasileiro, nasceu em Pedra Grande, Santa Catarina em 1941, cursou três anos de teologia em Petrópolis. É phD em sociologia pela Universidade de Saarbrücken, na Alemanha. É professor titular da Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Serviço Social. Algumas de suas obras publicadas são: educar pela pesquisa. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 1998; conhecimentos modernos: sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1997; e Desafios modernos para a educação. 8. ed. Petrópolis:Vozes, 1998.
No referido texto acima o autor aborda que aprendizagem é tomada como simples ensino, ou mera instrução, e que esta foi imposta na nova LDB, realizando um conjunto de normas técnicas para se cumprir, prevalecendo escola e universidade a preocupar principalmente com aulas, induzindo que o aluno apresente escutando aula e a função do professor é de dar aula. O caso não seja de rejeitá-lo por completo, pois temo seu lugar supletivo, o crescente reconhecimento da aula está ligado com ensino não com educação.
A educação exige diálogo de sujeitos de caráter participativo autoformativo.
A aprendizagem precisa ser compreendida como fenômeno reconstrutivo, donde a pesquisa precisa fazer parte de todo processo educativo, em qualquer nível e fase.
Entende-se por aprendizagem reconstrutiva aquela marcada pela relação mais do que ensinar. O professor deve-se posicionar na condição de orientador maiêutico, pois as teorias de ensinar são menos do que de aprender. Que neste tipo de aprendizagem, o desafio reconstrutivo se está voltado a certas linhas do pensamento e do conhecimento, sobretudo a frente à problema da incerteza, da complexidade do real e da interdisciplinaridade, que o aluno aprofunda na sua aprendizagem tornando