Paulo Freire Lu
EstudoComunidade
AcadêmicaPerguntas e
Respostas
LoginCadastro resenha Paulo Freire resenha Paulo Freire
PEDRO ROGERIO VILLAR BARRETO
Enviado por: PEDRO ROGERIO VILLAR BARRETO | 8 comentários
Arquivado no curso de Ciências Sociais na UFRGS
Download
denunciarCreative Commons
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Nome: Pedro Rogério Villar Barreto
Número do Cartão: 114236
Disciplina: HUM 04817- Estudos de Sociologia da Educação
Professor: Prof. Dr. Alexandre Silva Virginio
Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
Turma: A
Semestre: 01/2011
Obra: Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa.SP: Paz e Terra, 2009.
Autor: FREIRE, Paulo.
Páginas: 148
Resenha:
A obra educacional de Paulo Freire não se destaca pelo tamanho físico de seus escritos, mas sim pelo contexto e pela densidade de cada obra sua. No livro Pedagogia da Autonomia não é diferente, que apesar de poucas páginas, possui uma estrutura e contexto teórico amplo e totalmente interligado com as outras obras do autor em sua concepção de educação libertária.
A primeira parte dessa obra tem o titulo de Não há docência sem discência o autor disserta no inicio sobre a curiosidade epistemológica que educador deve despertar em seu educando com finalidade de formar um pensamento critico, pois o processo de educação é objeto de constante transformação, pois para Freire, assim como Mannheim, o processo educativo e realizado em várias instituições sociais além da própria escola em um processo dialético entre vários saberes entre chamados populares (do povo) e dos eruditos (da escola).
Nesse capitulo, Freire disserta que educar exige rigorosidade metódica. Isso não significa rigor no sentido de uma educação autoritária como proposta por Durkheim, mas sim possuir um método didático que possua uma práxis pedagógica, o educador deve possuir uma prática pedagógica que instigue o educando a idéia critica em processo dialético entre o concreto e abstrato. Isso significa que