pesquisa
PESQUISA
PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO
Nos capítulos I, II, III, IV, do livro “ Pesquisa Princípio Científico e Educativo, de Pedro Demo, ele nos mostra uma proposta de educação, partindo do princípio onde primeiro é preciso distinguir a pesquisa como princípio científico, e a pesquisa como princípio educativo.
Nas escolas trabalha-se muito a pesquisa principalmente como pedagogia, como modo de educar, e não apenas como construção técnica do conhecimento.Mas a pesquisa deve ser mostrada nas escolas e instituições como necessidade, para o indivíduo saber, e aprender pensar. Defensor da educação reconstrutiva , Pedro Demo, afirma que o nível educacional se atinge quando desperta-se nas crianças, ou alunos, sujeitos capazes de propor, de questionar, de criticar. Para despertar esse espírito nas crianças, ele receita muita pesquisa e incentivo à elaboração própria de cada aluno. Nesse cenário é indispensável na aula, a orientação e acompanhamento do professor.
Quando ele fala em aguçar a pesquisa e fomenta a idéia de reconstrução, ele faz um paralelo com Piaget, na visão construtivista, mostrando que a gente não produz conhecimento totalmente novo, no sentido de uma construção nova. Nós partimos do que já está construído, do que já está disponível, do conhecimento que está aí diante de nós e o refazemos, reelaboramos.
Agora, se a criança é levada a desmistificar, a fazer sua elaboração, a se expressar, argumentar, a buscar fundamentação no que faz e diz, e aprende a fazer crítica ao que lê e vê, ela vai crescendo como sujeito capaz de ter proposta própria. Isso é o queria na verdade,
Piaget. Ele sempre afirmou que a criança é um grande pesquisador, pois é curiosa, quer ver as coisas, quebra os brinquedos para ver o que tem dentro, questiona muito, muito mais que um adulto. A escola, é que não percebendo isso, abafa essa vontade de conhecer, de pesquisar, que a criança tem.
Esta é uma das grandes competências do