Literatura Mocambicana
Introdução
O presente trabalho aborda o tema vida e obra dos autores Moçambicanos, onde ira debruçar-se da vida e obra de cada autor, onde vamos falar de Paulina Chiziane, Armando Guebuza, Rui de Noronha, José Craveirinha, Alberto Carreiro, entre outros. Com o objectivo de conhecer os autores que fazem parte da literatura moçambicana.
António Rui de Noronha
António Rui de Noronha- plural nascido a 28 de Outubro de 1909 em Lourenço Marques, hoje, Maputo, e falecido a 25 de Dezembro de 1943, na mesma cidade, desde logo mostrou e deixou transparecer na sua vida e na escrita, um temperamento recolhido, uma personalidade introvertida. Foi sem dúvida, um homem infeliz, nunca chegou o grande sonho de publicar o seu livro de poema, que se diz ter intitulado lua nova. Seria, postumamente, um grupo de amigos. Que viria a cumprir o seu desejo, ao publicar, em 1943, sonetos em parte composto de sonetos publicados na impressa local. Muitos dos seus poemas. Porem ainda se encontrar inéditos, ou estão esquecidos na impressa, como é o caso de “ o brado Africano “na década 30.
A obra de Rui de Noronha ficara marcada como o primeiro sinal expressivo. O precursor mesmo de uma nova fase da poesia moçambicana, que viria mais tarde a alcançar o verdadeiro ponto de rutura com o passado.
Rui de Noronha manifesta a sua intensão e consciencialização da necessidade de moçambicanizar os modelos estéticos tradicionais.
Portugueses: incorpora, em muitos poemas discursividades/ palavras e expressões, próprias de Moçambique.
Outros autores
Sulemane Cassamo;
José Craveirinha;
João dos Santos Albazine;
Heliodor dos Santos Baptista;
Rui Khopfli;
Luís Bernardo de Honwana;
Mia Couto;
Noémia de Sousa;
Paulino Chiziana;
Juvenal Bucuane;
João Dias;
Ungulane Baka Khossa;
Nelson Saúde;
Carlos dos Santos.
Relação jurídica
Mia Couto
Nota biobibliografia resenha das obras publicadas.
Leitura