resenha Paulo
Todas as TIC repousam sobre o mesmo princípio: a possibilidade de utilizar sistemas de signos – linguagem oral, linguagem escrita, imagens estáticas, imagens em movimento, símbolos matemáticos, notações musicais, etc.
A primeira, dominada pela linguagem natural (fala e gestualidade), caracteriza-se pelanecessidade de adaptação do homem primitivo a um meio adverso e hostil, no qual o trabalho coletivo era crucial e a possibilidade de se comunicar de maneira clara e eficiente se constituía em um requisito indispensável. A transmissão oral, como único sistema de comunicação, dependia de alguns requisitos essenciais: os falantes deviam coincidir no tempo e no espaço precisavam estar fisicamente presentes; as habilidades que precisavam possuir eram principalmente a observação, a memória e a capacidade de repetição.
O surgimento de novas classes sociais: os“inforricos” e os “infopobres”. Algumas das características da SI e das TIC que acabamos de comentar parecem sugerir que estamos diante de uma revolução de alcance mundial que afeta o conjunto da humanidade,por um lado, o ritmo de incorporação à SI das diferente regiões e países do mundo, e mesmo dos diferentes setores ou classes sociais dentro de um único país, é muito desigual.5 Por outro lado, a participação na SI tem um alcance e um significado.
A conseqüência dessa situação é que está ocorrendo um “aumento das diferenças entre países pobres e países desenvolvidos, a sociedade dual está sendo potencializada, mesmo no seio de um país ou de uma cidade, e estão sendo criadas novas classes: os inforricos e os infopobres.”Basta para mostrar o alcance e a transcendência das mudanças que a SI e as TIC estão provocando em nossas vidas.
Dedicaremos a seção seguinte à revisão de algumas dessas mudanças no que se refere ao sentido e alcance da educação,aos contextos e práticas educacionais e aos modos de ensinar e