Resenha: Para que serve a psicanalise?
O livro "Para que serve a Psicanálise?", traz questões relacionadas a atividade da psicanálise, a importância da ética e o seu papel nos dias de hoje. Além de articula-la a ciência e a arte, traz a tona conceitos de desejo, objeto, fantasia entre outros.
A pergunta Para que serve a psicanálise? pode ser pensada por duas vertentes. Uma sendo a psicanálise um tratamento, ela serve para tratar o quê? Que tipos de patologias ou sofrimentos? Há um momento apropriado para buscar esse tipo de ajuda? Essa é uma vertente dessa questão.
A segunda vertente trata daquela que, inserindo a psicanálise no universo cultural, busca pensar sua utilidade nesse plano mais amplo. Ou seja, o que será que a psicanálise, o pensamento psicanalítico, trouxe de novidade para a cultura? A psicanálise serve para marcar que tipo de orientação ética na abordagem da condição humana? A questão será aqui abordada nesses dois planos, até porque eles encontram-se emaranhados um no outro. Se queremos saber para que serve a ação de um psicanalista, devemos então retornar ao sentido dessa ação para averiguar o que a fundamenta e sobretudo o que ela visa. Fazer isso é refletir sobre o sentido da ação, o que significa realizar uma reflexão ética.
Um dos temas abordados pelo livro é a dificuldade em se procurar um tratamento psicanalítico. Acredito que isso se dê por conta da má propagação que se faz dela. Em função disso antes de se chegar a um tratamento psicanalítico o sujeito procura sanar com o vazio que sente se utilizando de terapias e consumos e se iludindo quando na realidade.
Transmitir o que diz respeito à psicanálise não é uma tarefa fácil, pois a objetividade do discurso científico é impotente para abordar a complexidade do psiquismo humano. Não é à toa que Freud, o inventor da psicanálise, valeu-se inúmeras vezes do recurso da arte, da literatura, da mitologia, da filosofia e de muitos outros, para explicitar seus pressupostos. É como se