Graduando
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Curso de Psicologia
Resenha do texto
“Percurso de Lacan: uma introdução” de Jacques-Alain Miller
Disciplina: Teorias Psicanalíticas
Professor:
Alunx:
Percurso de Lacan Este capítulo consiste na apresentação da obra de Jacques Lacan por Jacques-Alain Miller, em uma conferência na Universidade Central da Venezuela. Para uma melhor compreensão, organizei os dados que Miller apresentou sobre a vida e obra de Lacan, junto a outros fatos relevantes, em um cronograma.
1901: Lacan nasce em Paris, no dia 13 de abril.
1919: Matricula-se na faculdade de medicina. Paralelamente, estuda literatura e filosofia.
1932: Defende a sua tese de doutorado: Da psicose paranóica em suas relações com a personalidade.
1936: Apresenta o "estádio do espelho", durante o Congresso da Associação Internacional de Psicanálise (IPA) em Marienbad, sendo esta sua primeira intervenção em psicanálise.
1938: Torna-se membro da Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP).
1953: Seu ensino toma a forma de um seminário de textos freudianos. Introduz a proposição “o inconsciente está estruturado como uma linguagem”; e a distinção entre o real, o imaginário e o simbólico, que seguirá sendo a pedra de toque de seu ensino, o qual não mudará através de todas as suas variações. Funda a Sociedade Francesa de Psicanálise (SFP).
1964: Suas teses passam a ocupar o centro de sua elaboração. Funda a Escola Freudiana de Paris (EFP).
1974: Toma como objeto o próprio fundamento de seu discurso e, especialmente, a tripartição do real, do simbólico e do imaginário.
1980: Anuncia a dissolução da EFP e funda em outubro a Escola da Causa Freudiana.
1981: Morre em Paris no dia 9 de setembro.
J. A. Miller diz que Lacan não traçou como seu objetivo reinventar a psicanálise, mas que pôs o começo de seu ensino como um retorno a Freud. Para Lacan, entretanto, a