Resenha do livro ''Para que serve a Psicanálise''
MAURANO, Denise. Para que serve a psicanálise?. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Resenhado por: Edinéia Antônia Zachi 1
O presente texto irá abordar o conteúdo elaborado pela autora Denise Maurano, no qual apresenta questões relacionadas aos aspectos práticos da clínica psicanalítica, assim como a reflexão da função da psicanálise.
A autora nos apresenta seis diferentes seções, onde inicialmente fala sobre A psicanálise e o mundo de hoje, trazendo que na contemporaneidade, o homem possui o anseio de criar laços e de comunicar-se. A psicanálise originou-se para tratar os impasses decorrentes da inquietação da falta; falta essa tanto de amor, quanto de insatisfação sexual. Sendo que o tratamento está ligado pela fala, pela linguagem.
Como Maurano comenta, até um sujeito recorrer a um tratamento psicanalítico, frequentemente é bastante demorado, pois esse mesmo sujeito só irá procurar à psicanálise depois de inúmeras tentativas fracassadas de suprimir seu mal-estar.
A doença, onde é experimentada de forma mais grave pela sensação de vazio e desamparo, é algo no qual devemos nos livrar logo, tornamo-nos assim, como cita a autora, presas fáceis de vendedores de ilusões, sendo que como uma estratégia encontra-se a psicanálise, tendo como consequência o efeito terapêutico.
Denise Maurano continua com A psicanálise, a história e a arte, falando um pouco sobre a arte, onde no decorrer da seção cita sobre a dimensão da beleza, sendo essa um fator valorizado pela psicanálise, onde o que permeia todo o pensamento psicanalítico e também a sua abordagem é a sensibilidade, algo que não diz respeito apenas a arte ou a beleza, mas sim aquilo que vê para além do ideal.
Pela psicanálise são abordados certos pontos, vistos como formações do inconsciente, sendo eles os sonhos, atos falhos, fantasias, sintomas e chistes; onde ambos, como cita a autora, são produções que não obedecem às leis da racionalidade consciente, mostrando assim que nosso