Analise Do Processo Produtivo
Análise do Processo Produtivo
Introdução
A permanente busca de uma condição de competitividade requer das organizações um comportamento que lhes permita avaliar o quanto suas operações podem ser consideradas como sendo as melhores possíveis. Uma vez que os processos industriais e de serviços requerem os mais diversos insumos e estes devem ser transformados mediante o uso de determinada tecnologia, a adoção de uma metodologia de análise dos processos empregados passa a constituir importante meio de apoio à tomada de decisão por parte do administrador.
Desta forma , pode-se atribuir à análise uma série de objetivos simultâneos e complementares entre si, tais como:
a) Melhorar o processo produtivo do ponto de vista da economicidade ou racionalização do uso dos recursos.
b) Buscar maximizar os resultados de modo a tornar a produção “enxuta” .
c) Atingir o melhoramento da produção analisando seus processos para saber até que ponto esta pode ser considerado eficaz.
Para se levar a cabo um procedimento de análise é necessário um conhecimento de todas as etapas que compõe o processo bem como uma visão sistêmica da operação e dos seus ciclos. Um sistema de produção pode ser visualizado segundo três ciclos distintos: O ciclo econômico, o ciclo financeiro e o ciclo operacional.
O ciclo econômico diz respeito às entradas de materiais e insumos diversos que num determinado momento já passam a fazer parte dos ativos da empresa, embora ainda não tenham sido pagos, caso tenham sido comprados a prazo. Da mesma forma o ciclo econômico também se aplica à saída dos produtos acabados que deixam de estar na posse da empresa, passando para o domínio de outrem, sem que a empresa tenha recebido o respectivo pagamento, caso a venda tenha sido feita a prazo.
O ciclo financeiro é referente a entrada e saída de dinheiro na organização. É decorrente dos pagamentos que faz das matérias e insumos e dos recebimentos relativos aos produtos que vende.
O ciclo