Resenha sobre sistemas em psicologia
Primeiramente para se definir sistemas em psicologia, temos que definir o que é sistema, este é um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função, ou melhor, os sistemas são tentativas de ordenar os conhecimentos que possuímos. Dentro da psicologia ele está voltado para as escolas como o behaviorismo, gestalt, psicanálise e entre outras.
O sistema serve para dirigir o psicólogo em seu estudo, seja pela linha de pensamento do behaviorismo, que foi criado por John Watson, que propôs um novo objeto de estudo para a psicologia que foi o comportamento, passando assim a observá-lo, e descartou os fenômenos mentais, como as sensações, idéias entre outras. Ele afirmava que a única fonte que era permitida obter dados sobre o homem era o comportamento, o que as pessoas faziam ou diziam. E o psicólogo que segue esse sistema tende a centrar a sua atenção sobre o comportamento dos indivíduos.
O psicólogo que segue o sistema da psicanálise centrará a sua atenção sobre os sintomas do indivíduo, porém focado mais no inconsciente. A Psicanálise foi criada por Sigmund Freud, que buscou estudar os processos misteriosos do psiquismo, as regiões obscuras, sonhos, delírios e outras. Ele enfatizou a origem mental de muitos aspectos do comportamento, deu ênfase na importância do inconsciente como fonte de motivos frequentemente nos desejos reprimidos.
Existem diferentes sistemas em psicologia, mas que serão compreendidos através da história da psicologia, a qual foi extremamente influenciada pela filosofia, pelas teorias dos empiristas, racionalistas, pelas escolas do Estruturalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo, que eram sistemas estudados antes da psicologia entrar para o campo das ciências, a qual passou a ser considerada ciência com a chegada do sistema behaviorista, e foram surgindo outros como a gestalt e a psicanálise.
Então são esses sistemas que nos basearão e nos nortearão a ordenar os