Ludico na Pedagogia
A criança, mesmo pequena, sabe muitas coisas, toma decisões, escolhe o que quer fazer e tem suas próprias opiniões.
Elas interage com pessoas, expressa o que sabe fazer e mostra em seus gestos, em um olhar. Uma palavra ela, é capaz e compreende o mundo. Entre as coisas que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos, o brincar é uma ação livre, que surge ao gosto está, no brincar que e claro um dos seus diretos. .Qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança, dá prazer, não exige, como condição, relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades.
No mundo imaginário o brincar, para nosso estudo considera-se todo o período da educação infantil.
E importante para a introdução das brincadeiras, pela diversidade de formas de conceber o brincar alguns tendem a focalizar o brincar como característico de processos.
O período da infância é visto como preparatório para o aparecimento do lúdico.
Entanto, temos clareza de que a opção pelo brincar desde o início da educação infantil.
Que garante a cidadania da criança e ações pedagógicas de maior qualidade.
O brincar é a atividade principal do dia a dia, é importante porque dá o poder à criança para tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, os outros.
A criança, repete ações prazerosas, partilhar brincadeiras com o outro, expressar a sua descoberta no brincar.
Individualidade e identidade, ela explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da para compreender o uso do corpo, os sentidos, os movimentos e claro a linguagem.
Para experimentar situações que lhe chamam a atenção, solucionar problemas.
Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância que coloca a brincadeira,e o plano da imaginação que o brincar que se destaca pela mobilização dos significativos.
É uma ferramenta para a criança se