O Ludico
Por: Lisandra Olinda Roberto Neves
RESUMO: Neste artigo apresentarei os resultados de uma pesquisa monográfica onde foram analisadas as propostas do Lúdico no espaço escolar como facilitador da aprendizagem.
Palavras-chave: Lúdico, aprendizagem, professor, prática reflexiva.
“ O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação. “ ( Santo Agostinho)
1. INTRODUÇÃO:
A idéia de pesquisar sobre o Lúdico ocorreu durante o Curso de Pedagogia, quando foi ministrada a disciplina Teoria e Prática de Recreação e Jogos. A idéia veio a ser fortalecida no processo do curso.
Os acadêmicos do curso de Pedagogia, foram levados a perceber que o Lúdico pode estar presente também em sala de aula sendo uma importante
Metodologia no processo ensino-aprendizagem, pois até então, resumiam o Lúdico somente às aulas de Recreação e Educação Física. Essa pesquisa teve como objetivo geral:
- Verificar o espaço e as relações do Lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula. E como objetivos específicos:
- Verificar como é que o os professores percebem o Lúdico, quais suas concepções;
- Analisar como o Lúdico é utilizado no plano de trabalho e na prática de sala de aula;
- Verificar se há uma relação de interdisciplinaridade ou algum tipo de integração com a Educação Física;
- Examinar a contribuição do Lúdico para o rendimento do aluno na aprendizagem; A realização desta pesquisa justificou-se pelo fato de apesar das várias propostas e ações existentes no âmbito da Educação, como projetos educacionais, simpósios, seminários, programas de governo, percebe-se que os resultados continuam insatisfatórios, o que demonstra a necessidade de mudanças no contexto educacional, sendo assim, o professor torna-se um dos principais,