Resenha - Para Compreender Labov
MONTEIRO, J. L. A mudança linguística. In.:____. Para compreender Labov. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
William Labov, pesquisador das variações linguísticas é o protagonista das investigações das teorias elaboradas por José Lemos Monteiro em “Para Compreender Labov”. Os questionamentos têm como ponto de partida os fenômenos de mudanças, sendo estas condicionadas a elementos externos ao sistema linguístico. O texto apresenta teorias e hipóteses que podem fornecer respostas às mudanças linguísticas bem como o seu processo de elaboração em si.
Subdividindo as mudanças linguísticas entre origem, propagação e a realização completa, diversas hipóteses são levantadas como, por exemplo, a lei do menor esforço que defende que as mudanças são baseadas a fim de simplificar o modo de falar. Apesar disso, outras teorias, como a teoria das ondas – que defende a mudança linguística partindo de um ponto e sendo propagada para outras áreas – não são de todo deixadas de lado.
Também são abordadas as fases pelas quais uma mudança passa de acordo com Labov, que coloca a mudança sendo iniciada como um hábito local, passando por estágios que culminam na mudança completa e a consideração da forma antiga da variação como uma expressão arcaica ou irregular. Embora, fosse difícil delimitar os regulamentos de uma mudança, partindo de princípios como o da uniformidade, por exemplo, é possível compreender que o mecanismo que permeia as mudanças é o mesmo.
Apesar de Labov afirmar que as mudanças linguísticas são muito amplas para serem limitadas, é possível destacar dois tipos de mudanças: a mudança vinda de baixo, que ocorre discretamente com a generalização de uma forma linguística quase imperceptivelmente até que esta seja quase totalmente introduzida e se converta em uma norma; e a mudança vinda de cima, inserida deliberadamente pela classe social dominante, com intenção consciente e voluntária.
A fim de compreender as causas das mudanças