Trabalhos
A mulher paga um grande tributo em relação ao câncer, pois o câncer do seu aparelho genital, especialmente do colo do útero, é o câncer que mata mais no mundo. Está em 1º lugar nos países subdesenvolvidos, já tendo ocupado o 1° lugar nos países desenvolvidos, estando hoje em 3º ou 4º, devido aos programas de prevenção em massa, desenvolvidos por esses países. É impressionante o alto número de mulheres que chegam para consulta especializada, já nas fases finais, onde a cura não é mais possível, devido à ignorância da paciente, à falta de orientação do médico que a examinou pela 1ª vez e também em virtude da falta de recursos para procurar o tratamento especializado.
Veremos, a seguir, as diferentes localizações do câncer no aparelho genital feminino:
a) Colo do útero
São considerados fatores de risco no câncer do colo uterino a condição sexual, e a condição sócio-econômica. O início precoce da vida sexual, a maternidade precoce, o grande número de filhos, e a promiscuidade sexual com múltiplos parceiros, são os principais fatores de risco englobados na condição sexual. Quanto mais precoce for o início da vida sexual, quanto mais baixa for a idade da primeira gravidez, quanto maior for o número de filhos e quanto maior for o número de parceiros sexuais, maior será a incidência de câncer do colo uterino.
A condição social está representada pelo baixo nível sócio-econômico, que conduz à baixa condição de higiene corporal e principalmente à higiene genital inadequada. A baixa condição social é também responsável por todo o aspecto sexual, porque a pobreza e a ignorância são fatores determinantes de todas as condições sexuais apresentadas. A falta de higiene genital da mulher - acrescida da falta de higiene genital dos múltiplos parceiros - é responsável pelo aumento do número de processos inflamatórios especialmente por vírus, atualmente considerados com um importante fator de risco para câncer do colo.
De um modo geral, o câncer do colo