Resenha metodológica
O presente trabalho tem como finalidade conhecer e explicar os diferentes pontos de vista dos autores frente à metodologia científica, tanto na forma teórica quanto na prática. No desenvolvimento do tema, se tentará discutir os distintos conceitos, fazendo uma comparação, recopilação e crítica própria baseada na informação obtida na investigação.
1.1 Justificativa
A pesquisa metodológica científica tem uma estrutura complexa e muito bem elaborada. É de muita importância que os estudantes conheçam os conceitos do que eles falaram no desenvolvimento do projeto de conclusão de curso até o final.
2 DESENVOLVIMENTO DO TEMA
A definição do termo “tema” de uma pesquisa metodológica científica feita por Magda Alves no seu livro é:
Trata-se do memento da seleção do fato, fenômeno ou assunto merecedor da pesquisa. Leva-se em consideração alguns aspectos, no momento que se vai decidir sobre um tema: a. É de interesse científico?
b. É um assunto que se deseja provar ou resolver?
c. É possível de ser investigado?
d. Existe material bibliográfico sobre o assunto escolhido?
e. O pesquisador tem familiaridade com o tema?
f. Que tempo o pesquisador tem disponível e que recurso possui para realizar a investigação?
Também é importante a delimitação do tema, por tanto, associe ao seu tema um fenômeno/um fato, uma ideia e descomponha-os em temas específicos.
(ALVES, 2007, p. 25)
O novo Dicionário Aurélio, citado pelo autor Antônio Gil (2006, p. 47) define ao tema ou problema como: “Questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento”. Fica claro que nem todo problema é passível de tratamento científico. Isso significa que para se realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de científico. Pode-se dizer que um problema é de natureza cientifica quando envolve variáveis que podem ser tidas como