Resenha crítica - Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus
Curso: Museologia
Disciplina: Introdução à Museologia
Professor: Daniel
Aluna: Rochele Valente Moura
RESENHA CRÍTICA
Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus
CURY, M. X.: Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus.
História, Ciências, Saúde – Manguinhos,
v. 12 (suplemento), p. 365-80, 2005.
O texto Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus aborda a relação entre museu e visitantes e suas distintas formas de comunicação e ainda propõe uma discussão sobre um modelo metodológico para a pesquisa de recepção de público em exposições.
Os profissionais de museus não se sentem surpreendidos com algumas expressões em relação ao museu que deixam bem claro a ideia errônea que a maioria das pessoas tem em relação ao mesmo, porém algumas vezes o museu também pode fazer uma apropriação exagerada da sua função de salvaguarda assumindo uma relação de ciúme para com o seu patrimônio fazendo da exposição uma ferramenta pouco dinâmica e ineficiente.
Assumindo o seu caráter de educador é comum que o museu se torne enunciador e o público seja passivo na sua condição de enunciatário. No entanto, entende-se que o ideal é que essa relação fosse mais igualitária, onde o museu renunciando a sua postura indutiva cedesse mais espaço a participação do público, e esse se apropriando desse espaço pudesse contribuir para o aprendizado e enriquecimento de ambos. Porém, quando se fala em público há de se pensar na variedade de faces e diversidade de opiniões, o desafio é fazer com que todos se sintam representados e que suas ideias coexistam e sejam trocadas através de potentes ferramentas de mediação, incluindo a humana que talvez seja ainda a mais eficiente na função de garantir a compreensão e o entendimento.
Para chegar o mais próximo possível desse ideal é necessário que se leve em consideração