Resenha Crítica-metodológica ao filme O nome da Rosa
Guilherme de Baskerville apresenta uma personalidade intelectual e uma conduta racional. Por meio da investigação, ele tenta solucionar os crimes ocorridos, interrogava e questionava a quem encarava como suspeito e sempre examinando detalhes importantes que seriam essenciais para as conclusões alcançadas.
Todas essas características que constituíam a postura do monge evidenciam a busca por uma formação de ideias baseadas no conhecimento cientifico. O conhecimento científico tem a finalidade de explicar o desenvolvimento de como ocorrem determinados fatos e a relação existente com problemas. Porém, não se resume somente a isso, é um conjunto de métodos, sistemas e outros aspectos contribuintes para ordenação e classificação de fenômenos, utilizando, sobretudo, a crítica e racionalidade para propor princípios que possibilitam uma melhor compreensão (KÖCHE, JOSÉ CARLOS, 1997). No contexto histórico do filme, conhecimento científico não possui as dimensões estabelecidas, apesar disso, Guilherme já apresentava comportamento similar.
Durante suas análises e indagações minuciosas, o monge franciscano fez uso de táticas para auxiliar sua pesquisa e encontrar quem estava por trás de todos os crimes. Para cada nova informação e