Sociologia
Prof. Dr. Silvio Pinto Ferreira Júnior
Revisão Textual:
Profa. Dra. Eliana Pantoja
Introdução à Sociologia
O presente conteúdo foi elaborado com a intenção de alcançar dois objetivos: o primeiro, fornecer a base teórica e metodológica das principais teorias sociológicas que se empenham em explicar as estruturas, os processos e os fenômenos sociais; o segundo objetivo consiste em propor uma discussão para o aprofundamento das questões que serão levantadas, com o intuito de possibilitar a compreensão da realidade social em que vivemos, para nortear a nossa prática social de cidadãos conscientes, críticos e politicamente comprometidos com a transformação social.
Atenção
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.
Contextualização
(Fonte: http://historia_demografica.tripod.com/pesquisadores/images/tarsila-operarios.gif. Acessado em 02 de agosto de 2009).
Segundo Karl Marx, “Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo”. Esta ideia introduz o pensamento sociológico partindo do pressuposto de que através do estudo do comportamento humano e os processos que interligam o indivíduo em associações, grupos e instituições, pode-se não só explicar os fenômenos e as transformações sociais, mas buscar soluções e alternativas transformadoras para alcançar uma sociedade mais justa e menos desigual.
Vamos iniciar o estudo introdutório à sociologia, buscando a compreensão de sua importância analisando a evolução histórica dessa ciência.
Material Teórico
Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo.
KARL Marx
1. A Construção do Conhecimento em Sociologia:
1.1. Senso Comum
A primeira modalidade de conhecimento que devemos considerar nas Ciências Sociais é o