Administração
Até o inicio do século XV a sociedade vivia em áreas agrárias e em pequenas cidades. Os artesãos, que eram proprietários de oficinas, ensinavam profissões a seus aprendizes e que abandonavam suas famílias para passar anos sob o cuidado de seus tutores.A produção, até aquele momento, era realizada de forma manual.
A Europa, especificamente a Inglaterra, passou por grandes transformações no inicio do século XVIII com o surgimento da máquina a vapor, que utilizava o vapor para acionar a máquina, isto é, como fonte de energia, em substituição à energia muscular, a levou da condição de sociedade agrária para a condição de sociedade industrial. Aquele artesão e seus aprendizes, que antes trabalhavam em pequenas oficinas, tiveram de mudar para as fabricas para sobreviver. O período da revolução industrial na Inglaterra foi marcado pelo surgimento de sucessivas inovações tecnológicas que substituíam o trabalho do homem, antes realizado a mão, pelo de máquinas. Junto com as fábricas surgem algumas exigências como a padronização de processos e serviços, a necessidade de treinar a mão de obra a fim de evitar o disperdicio e o desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle da produção.
No final do século XIX, surge nos EUA a Administração Científica, criada a partir de trabalhos desenvolvidos por Frederick Taylor, apresentavam a procura permanente por melhores métodos e trabalho e processo de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível.
Na década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada, as fábricas se tornam automatizadas, com novos métodos e processos produtivos, dando origem ao conceito de produção em massa, que era caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, ou seja, com poucas variações nos tipos finais de produtos. A esse conjunto de novas técnicas apresentadas por Ford, denominou-se engenharia industrial. Tal tipo de produção se preocupava em